Informações da página

Você está em: Página Inicial > A Instituição > Histórico do Campus

Início do conteúdo

Histórico do Campus Panambi

Publicado: 29/03/2016

O Campus Panambi teve sua história iniciada em 2008, a partir das tratativas realizadas junto ao MEC/SETEC. No dia 06 de maio daquele ano, houve a doação da área, por parte da Prefeitura Municipal, ao então CEFET São Vicente do Sul. A partir daí, foram iniciados os trabalhos de planejamento e construção da infraestrutura no Câmpus. Ainda em 2008, aconteceram audiências públicas em Panambi, para definição dos cursos que iniciariam as atividades na instituição. Na ocasião, foram elencados, pela comunidade, como prioritários, para início das atividades no Campus, os Cursos Técnicos em Agroindústria, Edificações e Química. Também foi sugerida a criação de um curso que atendesse a área de operações pós-colheita, uma vez que o arranjo produtivo local é voltado para esse setor. Seria um curso inédito, uma vez que não constava no catálogo nacional dos cursos técnicos. O Campus seguiu sua função social no contexto educacional levando em conta os cursos elencados nas audiências públicas e, caso necessário, reavaliando as necessidades locais e regionais e redirecionando suas áreas de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento local e regional. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia FARROUPILHA/RS é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com sua prática pedagógica. Vinculado ao Ministério da Educação, o Instituto Federal Farroupilha possuinatureza jurídica de autarquia, sendo detentor de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.

Foi criado pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, utilizando-se da infra-estrutura já existente da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, através da fusão e transformação do Centro Federal Tecnológico de São Vicente do Sul, Escola Agrotécnica Federal de Alegrete, Unidade Descentralizada de Júlio de Castilhos e Unidade Descentralizada de Santo Augusto em uma nova instituição federal de ensino.

O Câmpus Panambi está localizado na microrregião de Ijuí que possui população estimada pelo IBGE (2013) em 191.123 habitantes, detém uma área total de 5.100,402 km², e está dividida em quinze (15) municípios: Ajuricaba, Alegria, Augusto Pestana, Bozano, Chiapetta, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Ijuí, Inhacorá, Nova Ramada, Panambi, Pejuçara, Santo Augusto e São Valério do Sul. A agricultura caracteriza-se pelas culturas anuais, especialmente soja, trigo e milho. A pecuária constitui-se basicamente na criação de gado de corte e leiteiro. A agropecuária, nos últimos anos, tem alcançado crescimento importante na produção de leite, ovos, mel, cera e lã. Cabe salientar que o crescimento agrícola da microrregião sobrepujou, nos últimos anos, o setor industrial que centra-se basicamente na construção de máquinas, implementos agrícolas e produtos alimentícios. Há crescimento recente no setor de confecção e vestuário.

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Rua Esmeralda, 430 - Faixa Nova - Camobi - CEP 97110-767 - Santa Maria - Rio Grande do Sul. Telefone: (55) 3218-9800

E-mail: gabinete@iffarroupilha.edu.br